sexta-feira, 16 de novembro de 2012

ProInfo nas escolas municipais de Barra Mansa.

Iniciativa do Mec, realizado no município de Barra Mansa, em parceria com a Secretaria de Educação, com objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. ProInfo (Programa Nacional de Tecnologia Educacional, criado em 1.997, para promover o uso pedagógico das tecnologias de informática e comunicações ( Tic´s) na rede pública do ensino fundamental e médio.
O programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida o município deve garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para o uso das máquinas e tecnologias.




Os laboratórios fornecidos são equipados com 18 computadores, 01 impressora e internet, isso para as escolas urbanas. As escolas rurais recebem 05 computadores, 01 impressora, internet e mobiliário (mesas e cadeiras). Em cada computador estão disponíveis mais de 500 aulas de diversas disciplinas, agilizando o trabalho do professor.




Em Barra Mansa das 65 unidades escolares, 45 já são atendidas, podendo chegar a 52 escolas até o fim de 2012.
Importante ressaltar que o ProInfo nas escolas pode atender a comunidade, sendo prioridade os alunos e agentes educacionais.
Para saber mais sobre este projeto, visitei a Escola Municipal Lions, que atende crianças do pré-escolar e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, situada no bairro Santa Inês. A diretora da instituição Marlene Miranda Magalhães falou muito sobre o projeto, disse que é maravilhoso, no entanto, os professores precisam ser capacitados para lidar com os programas. Outro problema citado pela diretora é com relação à manutenção das máquinas, Marlene disse que há alguns computadores com defeito aguardando a presença de um técnico para consertar, tem um mês que ela solicitou ajuda e até o momento não obteve respostas. Lembrando que as máquinas têm garantia de três anos, neste período apenas técnico do governo federal podem mexer nas máquinas.
A diretora Marlene disse que o programa instalado é o Linux e os professores ainda não estão ambientados. A escola não tem um professor de Informática, são os próprios professores da turma que levam as crianças para a sala de laboratório de Informática.
A diretora afirmou que há softwares educativos, onde os professores utilizam para auxiliar na aprendizagem e os alunos gostam muito. Outra reclamação da diretora é que estão sem internet e o problema demora ser solucionado.
Os alunos vão ao laboratório uma vez por semana e curtem muito, pois alguns não possuem computador em casa, como é o caso de Joana Vitória, aluna do 3º ano. Conversei também com a aluna Ana Gabrielly, 3º ano, que disse gostar muito dos joguinhos no computador.





Conversei com a professora Vanessa Gonçalves da Escola Municipal Coronel Armênio Pereira Gonçalves, no bairro Vila Principal. Esta escola também está inserida no projeto, mas segundo a professora a escola recebeu os computadores no ano passado, porém somente agora estão usando e apenas algumas turmas, que usaram pela primeira vez na semana passada (12/11/2012).

11 comentários:

  1. Olá Lauri, gostei de saber desse projeto em Barra Mansa. Com certeza as escolas precisam acompanhar o crescimento tecnológico, precisa haver investimentos tanto nas máquinas quanto em capacitações de professores para que o projeto funcione e atinja seus objetivos.
    Parabéns pela sua pesquisa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erli, que bom você gostou. Realmente capacitar o professor é essencial.

      Excluir
  2. Oi Laurimar sua pesquisa é real, trabalho em uma escola Rural da rede de ensino de Barra Mansa e é uma pena, mas, por lá as máquinas chegaram e nunca foram instaladas, a escola não pode mexer nos equipamentos e aguarda um técnico a pelo menos um ano. Lamentável pois a clientela desta escola não tem acesso ao computador muito menos a internet, o projeto é bom mas, falta muito para viabilizá-lo de fato. Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Andréa:
      O ProInfo é um projeto bom, no entanto, os governos municipal e federal precisam estar em harmonia para que aconteça de fato.Os alunos estão sendo prejudicados, pois não têm acesso à tecnologia, isso é lamentável. Capacitar o professor também é essencial e cabe à prefeitura fazer isso. Triste saber que sua escola está nesta situação, os alunos perdem, infelizmente.
      Quero saber o nome da escola, você pode dizer?
      Obrigada.

      Excluir
  3. Muito boa sua reportagem Laurimar. Realmente o ProInfo é um projeto excelente, mas é uma pena que não tenha saído do papel. A realidade nas escolas, como você abordou é outra, as máquinas estão prontas, os alunos querendo utilizar, o que é pleno direito deles, mas falta capacitação para os professores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, que bom você gostou. Sei que você leciona numa escola de Barra Mansa e conhece bem a realidade. Fico triste em constatar que um projeto tão bom, esteja só no papel e os alunos sendo prejudicados,queria na minha reportagem falar dos benefícios do Proinfo à educação, mas infelizmente isso não é possível, por incompetência dos governantes.
      Beijos.

      Excluir
  4. Parabéns pelas informações!
    A falta de infra-estrutura nos laboratórios de informática chega a ser um problema estadual. Em volta Redonda encontramos os mesmos problemas e tudo isso dificulta que o ensino aplicado seja mesmo tão atual e qualitativo. Não basta ter apenas professores capacitados. Os computadores devem estar em perfeita manutenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla:
      O problema é com o governo federal(Mec)acredite. Eles deveriam mandar técnicos para instalar os computadores, mas não o fazem, muitas escolas já têm as máquinas, porém estão ansiosas aguardando um técnico. Quem perde são os alunos, não é mesmo?
      Beijos e obrigada.

      Excluir
  5. Parabéns Laurimar!
    Você além de mostrar um projeto interessante como o ProInfo, também chamou atenção para o descaso com os equipamentos por parte das autoridades e da falta de um curso de capacitação para quem irá conduzir o uso. Como educar com qualidade com máquinas paradas? Poderia se fazer um uso excelente desse novo recurso!!! Tomara que as escolas nessa situação consigam ajuda! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Oi Iuzilaine:
    Queria muito falar na minha reportagem sobre o sucesso do ProInfo nas escolas de Barra Mansa, mas infelizmente constatei que o projeto não funciona como deveria,fiquei muito triste e decepcionada.Visitei outras escolas e infelizmente o projeto não começou ou não funciona como deveria. Isso tudo por descaso dos governos federal e municipal. Mais uma vez, a educação deixada de lado, até quando?
    Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Não pretendo desistir, estou à procura de uma escola onde o projeto esteja em pleno funcionamento.Será que encontrarei?
    Também enviei e-mail para Secertaria de Educação fazendo alguns questionamentos sober o ProInfo,mas ainda não me responderam.

    ResponderExcluir